28/11/2009

Sobre o amor pelo que se faz...



Como gosto de escrever, resolvi criar um post diferente hoje onde as palavras chave serão amor e dedicação.
Dia Desses fui procurada por uma amiga que me pediu algo inusitado: Consertar um trabalho de outra pessoa.
Ela tinha feito umas encomendas, eram poucas, cerca de trinta peças (sacolas) para o aniversário da neta em uma outra cidade. Quando as peças chegaram, cerca de 3 dias antes da festa, ela ficou desesperada e me procurou pedindo para eu conserta-las. Fiquei com um pé atrás, pois acho injusto e até depreciante modificar algo que outra pessoa tinha idealizado e vendido...até ver a peça na minha frente. Além de suja, com manchas de cola (algumas já estavam se soltando) feita com esferográfica, estavam mal recortadas e sem um pingo, um pinguinho só de amor.
Pode-se até se pensar que não havia recursos ou que era um trabalho de iniciante, mas não. Foi numa casa de festas e por pessoas há muito tempo no ramo.
O talento pode ser adquirido com dedicação mas o amor é essêncial em todo e qualquer trabalho, seja ele artístico ou não. São eles que diferenciam os resultados do presente e principalmente do futuro. E não precisa ter recursos caríssimos e técnicas complicadas, basta seguir a intuição, o bom senso e ter amor pelo que se faz.
Recortei, colei com cuidado, limpei e refiz os rostos (fotos acima) um a um e o enfeite central. Minha amiga ficou muito feliz e os enfeites fizeram sucesso na festa, fui apelidada de "Cirurgiã" e "Mãos de fada", mas o que mais gostei foi "Artista", não pela essência de fama da palavra, mas pela espressão de amor que ela sinifica pra mim no meu trabalho. Então, desejo que você, ao ler este texto, pense com carinho quando realizar algum trabalho, seja em qual ramo for, seja "Artista" e ame aquilo que faz, ok?!

Xêros =*

3 comentários:

By Mary arte e Beleza disse...

querida amiga , perfeito seu trabalho ,e nossa vc neste pequeno texto disse tudo o amor é a essência da verdadeira arte, também já tive que concertar ,terminar muitas peça de artesãs "que se dizem", e vi que o amor é tudo. Quando dou as minhas oficinas em eva a primeira coisa que falo para turma que esta presente:nada se faz sem amor, e graças a Deus algumas alunas entende o que falo.
pq nao adianta pegar uma encomenda por pegar pois se vc nao se dedicar e colocar amor em cada peça cada ponto ,não estará passando a sua verdadeira arte

10000bjks
ameii seu blog linnnndoooo e mais uma vez parabens pela sua linda arte

Marikota E.V.Artes disse...

Migucha!!!
Eu fico pensando...como alguém pode entregar um trabalho desse, achando que está bom, que está bem feito?? Sou como vc, prefiro demorar muito mais tempo p/ terminar um trabalho, e entregá-lo lindo (não apenas bonito, mas perfeito), do fazer " pelas coxas" e entregar algo mal feito, meu marido até briga comigo..."pra q enfeitar tanto??? Já não tá bom desse jeito??" e eu sempre respondo: " São esses pequenos detalhes que fazem toda a diferença...amo o que faço, e acho que faço com perfeição, ainda tenho muito que aprender, mas isso...somente com o tempo!! Enquanto a perfeição completa não vem, coloco amor, dedicação e carinho em tudo, dou o melhor de mim...por amor à arte!! Bjokas nova amiga!!!! Fique com Deus!!!

Petit Poá handmade disse...

Gentemmmmmmm que horror! vamos que esteja sem tempo e tenha muitas encomendas para entregar, mas fazer assim sem o menor amor não dá, é melhor nem fazer.
Sei que algumas pessoas tem dificuldades com rosto de personagens, mas me desculpe a pessoas que fez, mas, estava parecendo que Cinderela estava com paralisia facial.

Olha eu sou muito crítica pois fazer personagem é minha especialidade e vc fez milagre.